Research Group
Research Group
Research Group
Marta Sequeira
Integrated Researcher
research interests
Short Bio
Marta Sequeira nasceu em Lisboa em 1977. Licenciou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e doutorou-se na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – com uma tese sobre o espaço público corbusiano e a sua relação com o espaço público grego e romano. Ganhou, com esta tese, o concurso Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas e o ICAR-CORA Prize for the Best Doctoral Thesis.
Foi Professora Auxiliar na Universidade de Évora – tendo sido directora do seu departamento de arquitectura entre 2011 e 2012 –, Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, mas também convidada para dar aulas nas escolas de Arquitectura de Barcelona, Granada, Valência, Girona e Monterrei. É actualmente Professora Auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa –, bem como Professora Auxiliar Convidada na Universidade Autónoma de Lisboa, onde desempenha a função de coordenadora do seu recente Curso de Doutoramento, cuja primeira edição irá ter lugar em 2022.
Foi curadora de diversas exposições, entre as quais se destaca a mostra Carrilho da Graça: Lisboa, apresentada inicialmente no Centro Cultural de Belém em Lisboa, mas cuja itinerância internacional incluiu cidades tão distintas como Bogotá, São Paulo, Barcelona, Montevideu, Buenos Aires, Madrid, Paris, Milão e Cidade do México. Encontra-se neste momento a preparar a curadoria da primeira grande retrospectiva de Carrilho da Graça, que será apresentada na Casa da Arquitectura em 2022.
É autora de diversos livros e ensaios sobre arquitectura contemporânea portuguesa e arquitectura moderna internacional publicados em Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Alemanha, Lituânia, Colômbia, Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. Destaca-se Towards a public space, obra publicada pela editora multinacional britânica Routledge e que lhe valeu o Prix de la Recherche Patiente – o mais prestigioso prémio internacional sobre estudos corbusianos, outorgado anualmente pela Fundação Le Corbusier em Paris.
Uma publicação de que é co-autora ganhou uma menção honrosa do Comité Internacional de Críticos de Arquitectura em 2017 (organizado pelo CICA em Paris), outra o Premio de Publicaciones (atribuído pela XI Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo), e outra, o Prémio FAD de Pensamento e Crítica 2018 (organizado pela Arquinfad em Barcelona).
Ganhou ainda, com a sua prática de projecto, o AZ Award of Merit 2019 (organizado pela Azure em Toronto), foi finalista do Prémio FAD 2018 edo Prémio FAD 2019 (organizados pela Arquinfad em Barcelona) e do BigMat International Architecture Award 2019 (organizado pelo BigMat International no Luxemburgo).